1] Dia da novena em Família - Tema: O silêncio de Maria

1º Dia da Novena do (Festejo Digital) – Paroquia Nossa Senhora da Abadia – Lagoa da Confusão-TO

O Silêncio de Maria, grita! Pode parecer-nos contraditório que o Silencio de Maria, ecoam em alto grito? Não, si nós entendermos que a vida de Maria era uma quietude e paz, não uma paz acomodada, mas uma paz autentica inquieta, porque ela estava preparada para ouvir a voz do Criador e da o verdadeiro sim que traz ao mundo o Salvador.

O primeiro silencio de Maria, é aquele que se refere à vida antes da anunciação, onde os Evangelhos não falam quem era Maria.

O segundo silêncio de Maria, é sobre o mistério da encarnação gerou a dúvida de José, que depois seria visitado em sonhos pelo anjo.

O terceiro silêncio de Maria, é em sua vida oculta, no lar de Nazaré. Desde a gruta de Belém, ao exílio no Egito e ao retorno à Galileia, a mãe de Jesus guardou silencioso recolhimento em seu coração.

O quarto silêncio de Maria, é na vida pública de Jesus, mesmo acompanhando o filho em tantas atividades missionárias, enquanto Jesus evangelizava com discursos, denúncias, curas e grandes sinais, ela o acompanha em Silencio.

O quinto e expressivo silêncio de Maria, é à frente da cruz, ela de pé e calada vendo o filho crucificado. O Silencio de Maria, é o que coroa sua vida terrena, aconteceu depois da ascensão de Jesus. Depois da subida do Filho aos céus, cai um silêncio profundo sobre a vida de Maria.

A Igreja que nasce com os apóstolos, sente-se a presença de Maria, no silencio, mas também na animação missionária que caminha em direção do Reino de Deus. (Cf. Inácio LARRAÑAGA.O Silêncio de Maria).

Pe. Itamar de Jesus Rodrigues Filho