2º DIA DA NOVENA DO (FESTEJO DIGITAL) – PAROQUIA NOSSA SENHORA DA ABADIA – LAGOA DA CONFUSÃO-TO

No Segundo dia da Novena Digital da Paróquia Nossa Senhora da Abadia da Lagoa da Confusão, as famílias em casa são chamadas a refletir o tema: Maria, Esposa do Espírito Santo.

Ao receber a visita do Arcanjo Gabriel, Maria a cheia de graça, meio que sem entender o acontecimento da saudação do Arcanjo, escuta que ela será a mãe do salvador questiona: “como acontecerá isso se eu não conheço homem algum?” (Lc 1,34). O Arcanjo responde; “O Espírito Santo virá sobre você e o poder do altíssimo a cobrirá com sua obra. Por isso o Santo que vai nascer será chamado filho de Deus” (Lc 1,35)

Assim, Maria torna-se o primeiro sacrário da humanidade, primeira cristã, primeira discipula do Pai. O Catecismo da Santa Igreja Católica diz assim. “O tempo previsto” (Gl 4,4), isto é, o cumprimento das promessas e das preparações. Maria é convidada a conceber “aquele em que habitará corporalmente toda a plenitude da divindade” (Cl 2, 9) (CIC 484), ou seja, Maria gerou um ser humano/divino, magnífico – corpo e alma: o Filho de Deus, que é o próprio Jesus Cristo.

Maria sempre se fez presente, podemos dizer que a Igreja começou em Pentecoste, no ano 30 d.C., isto é, 50 dias após a ressurreição do Senhor. Depois da Ascensão de Jesus, os apóstolos, Maria e outros foram para a casa onde sempre se reuniam e lá estando fechadas as portas, por medo dos judeus, Jesus envia o Espírito Santo (Cf. Jo 20, 19-31) e seu derramamento dá coragem a Maria e os apóstolos a serem anunciadores da salvação em Cristo. Cumpriu-se a promessa de Jesus de enviar o Espírito Santo.

Devemos pedir, sempre, a intercessão de Nossa Senhora da Abadia, junto ao Pai para que sejamos cheios da graça e do Espírito para passarmos por essa dura realidade da Pandemia no País e no Mundo, colocar-nos inteiramente disponíveis a graça de Deus.

Pe. Itamar de Jesus Rodrigues Filho

Rolar para cima