AMPLIADA NACIONAL DAS CEBs REALIZA ENCONTRO EM RONDONÓPOLIS-MT

Ampliada Nacional das CEBs reuniu-se nos dias 23 a 26 de janeiro de 2020 em Rondonópolis-MT, terra dos Bororo, banhada pelo Rio Vermelho. Pe. Eduardo Alencar Pároco da Paroquia Nossa Senhora da Piedade, Forania Nossa Senhora da Piedade Diocese de Cristalândia, e secretário nacional CEBs juntamente com representantes dos 18 regionais da CNBB das Comunidades Eclesiais de Base, Dom Juventino Kestering, bispo de Rondonópolis-Guiratinga – MT e anfitrião do 15º Intereclesial, Dom Giovane Pereira de Melo, bispo de Tocantinópolis – TO e Presidente da Comissão do Laicato da CNBB e Dom Gabriel Marchesi, bispo de Floresta- PE e bispo referencial para as CEBs, estiveram presente.
A Ampliada Nacional das CEBs reuniu-se com uma pauta vasta de objetivos, um deles era refletir e aprovar a partir do Marco Referencial elaborado pelo Secretariado para o 15º Intereclesial, um processo de articulação e animação das CEBs do Brasil como um projeto nacional e permanente. Dentro desse projeto nacional, encontra-se o toda a organização do 15º Intereclesial a ser realizado em Rondonópolis-MT, entre os dias 19 a 24 de julho de 2022. Com o tema “CEBs: Igreja em saída na busca da vida plena para todos e todas” e o lema “Vejam! Eu vou criar novo céu e uma nova terra” (Is 65,17). O Intereclesial é um instrumento que vai subsidiar esse processo de animação das CEBs do Brasil.
Um outro objetivo pelo qual a Ampliada Nacional se reuniu foi para ajudar o Secretariado nos encaminhamentos para o 15º Intereclesial, como por exemplo: conhecer os locais possíveis onde ocorrerá a Grande Plenária e as plenárias menores, local da Romaria dos Mártires do 15º Intereclesial, aprovar o Cartaz, distribuição das vagas para os regionais e materiais a serem construídos para o encontro em 2022.

Colaboração: Thiesco Crisóstomo

Veja algumas fotos da reunião da Ampliada Nacional das CEBs em 2020: