Realizou-se em Cristalândia nos dias 03, 04 e 05 de Novembro o Encontro Diocesano de Pastoral 2023 com o intuito de trabalhar o Plano Pastoral vigente na Diocese e aperfeiçoá-lo segundo as percepções obtidas nas escutas com o clero, religiosas, leigos e leigas. O encontro começou com uma calorosa acolhida das representações leigas que vieram de todas as paróquias da Diocese juntamente com os padres, diáconos, seminaristas e religiosas.
Dom Queiroz em sua fala inicial, salientou que o encontro fosse de fato vivido e utilizado como mecanismo para a escuta atenta das demandas, desafios, propostas e interjeições de cada um dos presentes. É preciso ouvir mais do que falar e esta é a ideia do Papa Francisco ao convocar o Sínodo sobre a sinodalidade, ouvir toda a Igreja pois o Espírito Santo sopra sobre todos.
No Sábado, os trabalhos foram direcionados à leitura do relatório de síntese das escutas com o clero, religiosas e leigos nas paróquias que ocorreu em um período anterior ao encontro. A comissão de pastoral da Diocese visitou cada uma das 20 paróquias da Diocese, este relatório foi fruto destas visitas e escutas. Houve a divisão em grupos e cada um pôde expressar suas opiniões e sugestões para que o Plano Pastoral mediante o relatório das escutas, possa ser colocado em prática.
Posteriormente, as sínteses dos grupos foram apresentadas em plenário, momento frutuoso em que se experimentou a unidade na diversidade já que cada comunidade têm sua particularidade na unidade da mesma Igreja de Cristo. A noite foi realizado um momento cultural com músicas, danças e um delicioso churrasco como jantar.
No Domingo, logo pela manhã foi celebrada a Missa de Ação de Graças na Catedral Diocesana com a presença de boa parte do clero e dos leigos e leigas que estavam participando do encontro, além da comunidade cristalandense. Depois, houve as sínteses dos trabalhos e o encerramento do encontro com o almoço.
Foi bastante apresentado e fortemente reivindicado a necessidade de articulação e da aplicabilidade do Plano de pastoral e daí se concretizou metas para serem realizadas em toda Diocese. Como fruto dos trabalhos, o Plano de Pastoral será atualizado e cada pilar de ação será contemplado com os adendos feitos no encontro desse ano, as sugestões e propostas de ação pastoral serão colocadas em anexo no mesmo livro do Plano de Pastoral. Essa atualização, visa a praticidade para que cada paróquia continue o trabalho na aplicação das medidas discutidas nestes dias em encontro. Peçamos a Nossa Senhora do Perpétuo Socorro a graça de corresponder com coragem o chamado divino à santidade e à Missão, que consiste em levar o Senhor para os todas as pessoas.