FORMAÇÃO SOBRE A CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2020 NA PARÓQUIA NOSSA SENHORA DA PIEDADE EM PORANGATU-GO

A Paróquia Nossa Senhora da Piedade, em Porangatu, realizou no dia 16 de fevereiro (domingo), às 08h00, uma manhã de estudos sobre a Campanha da Fraternidade 2020, no Centro Pastoral da Paróquia.

Por; Dulci Moura | Pascom Paróquia Nossa Senhora da Piedade
16/02/2020 – 14:57:20

A convite do Pe. Eduardo Alencar, Pároco, e do Pe. Gilmar Divino, Vigário Paroquial reuniram os Coordenadores de Comunidades, Pastorais e Movimentos e também paroquianos convidados para refletir o tema: “Fraternidade e vida: dom e compromisso” com o lema “Viu, sentiu compaixão e cuidou dele” (Lc 10, 33-34), além de discutir as linhas de ações para o desenvolvimento da CF na Paróquia.

O encontro teve inicio com uma apresentaram através de encenação o Amor e as praticas concretas do sacerdote perante o próximo desconhecido. O Ministro Extraordinário da Palavra, Elpídio Junior, foi o assessor na formação do documento base através da metodologia utilizada pela Igreja:

1 Momento: VER (O histórico das campanhas anteriores e os dados relacionados a saúde, educação e segurança no Brasil.)

2 momento: JULGAR (Aqui eu iluminei essas realidades apresentadas com a Sagrada Escritura e com os ensinamentos Magistériais – Papa Francisco, Bento XVI, São João Paulo II.)

3 momento: AGIR (Foram indicadas ações concretas para amenizar alguns cenários de morte – em seus diversos níveis – e dar auxílio às pessoas em situação de vulnerabilidade.)

Os documentos que fundamentaram a formação foi: Texto Base da Campanha da Fraternidade 2020; DGAE 2019-2023; Laudato Si e Evangelii Gaudium (Papa Francisco); Deus Caritas Est (Bento XVI) e Centesimus Anos (João Paulo II).

Na sequência, o Pe. Gilmar Divino, trouxe para a reflexão o lema da campanha “Viu, sentiu compaixão e cuidou dele” (Lc 10, 33-34), onde analisou diante da leitura de Lucas, como estamos agindo junto ao nosso próximo. O padre lembrou que o objetivo da Campanha da Fraternidade é despertar o nosso Amor Fraterno.