HISTÓRIA

HISTÓRIA DA DIOCESE DE CRISTALÂNDIA-TO

O Santo Padre, o Papa Francisco, elevou à categoria de diocese, em 10 de julho de 2019, a Prelazia de Cristalândia que foi criada em 26 de março de 1956 pela Bula Ne quid Filiis do Papa Pio XII sob a jurisdição de um Administrador Apostólico, desmembrada da Diocese de Porto Nacional e das extintas Prelazias, de Sant’Ana da Ilha do Bananal e São José do Alto Tocantins. Foi confiada, à época da criação, pela Santa Sé aos cuidados da Ordem dos Frades Menores, o primeiro bispo prelado foi Dom Jaime Antônio Schuck, O.F.M., norte americano, ele tomou posse no dia 11 de junho de 1959 e renunciou ao bispado no dia 11 de maio de 1988. Dom Jaime faleceu nos Estados Unidos no dia 31 de janeiro de 1993.

O segundo bispo de Cristalândia, Dom Olívio Obalhe Teodoro, O.F.M., brasileiro, tomou posse no dia 05 de maio de 1988 e, após um ministério episcopal muito proveitoso de apenas 11 meses, adoeceu em abril de 1989 e faleceu no dia 29 de setembro de 1989.

O seu terceiro bispo foi Dom Heribert Hermes, hoje bispo emérito, tomou posse no dia 23 de setembro de 1990 ficando na direção da prelazia até 2008.

O seu quarto bispo, Dom Rodolfo, foi nomeado pelo Papa Bento XVI no dia 25 de fevereiro de 2009.

Dom Wellington de Queiroz Vieira, foi nomeado Bispo Prelado de Cristalândia pelo Papa Francisco no dia 16 de novembro de 2016. Foi Ordenado Bispo no dia 04 de fevereiro de 2017, na Catedral Prelatícia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. Iniciou o seu Ministério como bispo Prelado na mesma data. É o primeiro Bispo do Tocantins a ser ordenado e destinado para o Trabalho Pastoral no estado. O Papa Francisco ao elevar à categoria de Diocese de Cristalândia nomeou seu primeiro bispo, Dom Wellington de Queiroz Veira, até agora bispo prelado.

Uma grande parte da população é proveniente de outras regiões do Brasil (especialmente do Norte e Nordeste – Maranhão, Piauí, Pará e Bahia) e, ultimamente, do Leste e Sul (Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Santa Catarina). As famílias migrantes do Norte e Nordeste, na maioria, na busca de uma vida melhor.

A Diocese de Cristalândia está situada na Região Norte e Centro Oeste do Brasil, abrangendo 04 municípios no estado de Goiás, 14 municípios e alguns povoados pequenos no estado do Tocantins. A Diocese possui uma superfície de 62.691Km2, com uma população aproximadamente de 245.020 habitantes, sendo 138.750. Constituída com 17 Paróquias:
São Miguel Arcanjo – São Miguel do Araguaia-GO, São Pedro – Novo Planalto-GO , Nossa Senhora da Guia – Mutunópolis-GO, Santíssima Trindade – Porangatu-GO, Nossa Senhora da Piedade – Porangatu-GO, Quase Paróquia Nossa Senhora D’Abadia – Bonópolis-GO, Nossa Senhora Imaculada Conceição – Araguaçu-TO, Nossa Senhora Aparecida – Sandolândia –TO, São João Batista – Formoso do Araguaia-TO, Santo Antônio de Pádua – Dueré-TO, Nossa Senhora D’Abadia – Lagoa da Confusão-TO, Catedral Nª. Sra. do Perpétuo Socorro – Cristalândia-TO, Nossa Senhora Aparecida – Nova Rosalandia-TO, Nossa Senhora do Carmo – Pium-TO, Nossa Senhora do Carmo – Divinópolis-TO, Santo Antônio – Marianópolis-TO, Comunidade Bom Jesus da Lapa – Caseara-TO, Nª. Sra. do Perpétuo Socorro – Paraíso- TO e São José Operário – Paraíso-TO.

Rolar para cima