QUARESMA 2020: QUANDO COMEÇA E QUANDO TERMINA?

O termo quaresma vem do latim (quadragesima dies) que nada mais é que o período do ano litúrgico que antecede a Páscoa cristã, sendo tradicionalmente celebrado entre a igreja Católica. Está data representa os 40 dias e 40 noites em que Jesus passo no deserto, para os cristãos o ciclo pascal é dividido em três tempos: preparação, celebração e prolongamento.

Por: Edmilson Borges | Diocese de Cristalândia-TO
Texto: Elizangela Assis
20/02/2020 – 10:56:20

A quaresma é inserida no período de preparação, outro fato curioso que ocorre neste tempo de 40 dias é que os fiéis substituem a carne vermelha por peixe além, de evitar o consumo de carne, há pessoas que fazem jejum de doces, refrigerantes, álcool e até a conversa com os amigos durante parte do dia.

Além, de representar os 40 dias que Jesus passou no deserto, o mesmo termo representa os 40 dias do dilúvio, 40 dias que Moisés ficou no monte Sinai, e os 40 anos da peregrinação do povo de Israel no deserto. No período de quaresma os ministros devem usar vestimenta na cor roxa, cor está que tem como intuito de simbolizar tristeza e dor.

Normalmente na quarta feira de cinzas o padre marca a testa dos fiéis com um pouco de cinza elas, são obtidas queimando os ramos abençoados no Domingo de Ramos que acontece antes da semana santa e da páscoa do ano anterior. Está tradição simboliza prova de arrependimento, penitência e luto segundo tradições encontradas na Bíblia.