Santa Missa da Unidade, Bênção dos Santos Óleos e Abertura do Sínodo sobre a Sinodalidade a nível Diocesano

Na noite do dia 13 de Outubro de 2021, sua Excia. Revma. Dom Wellington de Queiroz Vieira, Bispo Diocesano, presidiu a celebração litúrgica com o Clero Diocesano na Catedral Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, em Cristalândia-TO, na ocasião os sacerdotes de nossa Diocese renovaram as promessas sacerdotais diante do Bispo, foram abençoados os Santos Óleos dos Catecúmenos, dos Enfermos e do Crisma, estes óleos sagrados são utilizados nas celebrações dos Sacramentos do Batismo, Unção dos Enfermos, Crisma e Ordem.

Também, na ocasião, deu-se a abertura ao Sínodo dos Bispos a nível Diocesano, com o tema: “Por uma Igreja sinodal: comunhão, participação e missão”. Desta vez ocorrerá nas esferas Diocesana (2021), por Continentes (2022) e por último universalmente com o Santo Padre em Roma no ano de 2023. Esta é a primeira vez na história que há um Sínodo descentralizado. Em outubro de 2015, o Papa Francisco, comemorando o 50º aniversário da instituição do Sínodo dos Bispos por São Paulo VI, expressou o desejo de um caminho comum de “leigos, pastores, Bispo de Roma” através do “fortalecimento” da assembleia dos bispos e “uma descentralização salutar”. O desejo agora se torna realidade.

No Sábado e Domingo próximos (17 e 18 de Outubro de 2021) iniciaremos os trabalhos de formação e escuta sinodal em todas as Paróquias de nossa Diocese de Cristalândia, assim, cada um de nós poderemos contribuir para o trabalho missionário da Igreja com nossa opinião e ideias.

 

 

Rolar para cima